NOSSA HISTÓRIA
A Instituição “Associação em Defesa da Inclusão e Paradesporto – Pessoa com Necessidades Especiais”, é uma instituição sem fins lucrativos, ADIPPNE, fundada em São Paulo, Zona Leste, pela Educadora Física, Atleta e Gestora de Esporte, Soraia Alvarenga, pelo bacharel em Direito, Davi Gonzalez e pelo empresário e administrador Rafael Hidemi em 2008.
Por meio de doações, parcerias e patrocínio de diversas empresas, que contribuem de forma institucional ou por Leis de Incentivo, a ADIPPNE desenvolve a modalidade competitiva de tênis de mesa, no âmbito paralímpico, como responsável pela organização de uma equipe representativa, na formação de atletas, para competições nacionais e internacionais.
A instituição também atua de forma pioneira na educação esportiva para crianças com deficiência em escolas públicas desde 2009, tendo essa iniciativa amparada pela Universidade de São Paulo USP, da Zona Leste, no centro de treinamento da EACH – USP Leste, que culminou na criação da ADIPPNE como Escola de Esporte Adaptado em 2010. A ADIPPNE, em 2011, participou do programa de estudos internacionais representando o projeto paralímpico no Brasil, recebeu o Comitê da Coreia com alguns universitários para ampliar e trocar conhecimento no movimento do paradesporto, demais países como, Camboja, Vietnã, Tanzânia, Inglaterra e Estados Unidos da América também participaram, onde recebeu o título de pioneirismo de práticas esportivas paraolímpicas, na modalidade de tênis de mesa.
Em 2013 a Confederação Brasileira do Tênis de Mesa – CBTM, certificou a ADIPPNE, dentro do Ginásio da USP/Leste, como Centro de Treinamento Estadual de Tênis de Mesa. Ainda em 2013, por meio do Projeto de Intercambio, foi convidada a receber a delegação de Chicago, dentro das imediações do Consulado Americano sediado em São Paulo - Brasil, para desempenhar, fomentar e discutir sobre alterações e mudanças no Esporte Paralímpico Brasileiro. Em dezembro de 2013, recebeu o termo de posse, pelo Secretário de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, José Auricchio Júnior, como representante do Comitê de Apoio ao Paradesporto Integrante.
A ADIPPNE, em 2014, recebeu destaque mundial ao participar do Programa Americano, Sports United – Bureau of Educacional and Cultural Affairs, como Gestora de esporte neste programa.
Em 2016, participou das Paraolimpíadas do RIO/2016 - Rio de Janeiro, como Palestrante no espaço British House ou Casa Britânica voltado ao tema sobre o Empoeiramento Feminino, como seu principal demarcador social e esportivo, a prática de tênis de mesa adaptado.
MISSÃO
Incentivar e promover, por meio do desenvolvimento psicossocial, a inclusão de pessoas com deficiência ou não, por meio do incentivo ao esporte, apoio educacional e cursos de capacitação, visando a promoção da inclusão na comunidade.
VISÃO
Ser referência no desenvolvimento psicossocial e psicomotor de Pessoa com Deficiência (PcD) , através de práticas esportivas, com o fortalecimento em seus espaços, sejam no âmbito nacional, ou internacional.
PRINCÍPIOS E VALORES
A ADIPPNE, valoriza a potencialidade das pessoas estigmatizadas pela sociedade, com o fim de aperfeiçoamento, apoiando-se em seus princípios éticos e morais. Com destaque em ações sociais, que visam amparar a comunidade através das suas práticas.